17 de abril de 2015

Quatro meses depois...

Gosto de violetas, mas acho que elas não gostam muito de mim! Digo isso porque sempre comprei e poucas vezes consegui fazer com que elas me presenteassem com suas delicadas flores. Quando questionava com os vendedores, me diziam: "Violetas são muito sensíveis e muito chatas! Elas é que escolhem o lugar onde irão florescer."
Sobre as regas, já ouvi de tudo e já tentei de tudo.
Mas, teimosa que sou, mantenho dois vasinhos em casa que há muito tempo só dão folhas e mais folhas. Robustas, bonitas, é verdade. Mas flores? Ai, ai.
Em Dezembro fiz mais uma tentativa e comprei 3 novos vasinhos, tendo o cuidado de escolher plantinhas já com flor, mas também com botões por abrir.
Coloquei no peitoril da janela da minha cozinha, para acompanhar bem de pertinho as novas aquisições.
Passei a regar dia sim, dia não e desde Dezembro assim tenho feito.
As flores morreram, os botões abriram e, no final, somente folhas! Mais uma vez a história se repete. Mas continuei regando e cuidando das plantinhas que tanto gosto.
E eis que, um belo dia, observo e me deslumbro: quatro meses depois as minhas violetinhas decidiram me recompensar e quero compartilhar minha alegria com vocês!
As três juntinhas no peitoril
A da esquerda, repleta de mimosos botões já elevadinhos
A da direita, com botões ainda escondidinhos sob as folhas 
E a do centro, neste tom rosa radiante! 
 Finalmente elas me deixaram bem feliz!
E você, gosta de violetas? Como cuida delas para que floresçam o ano todo?
Conte aqui!
Beijinhos
Ju



6 comentários:

  1. Hola Ju ,pues a mi las violetas africanas se me mueren cada año !!!!!!!!!!!!!! las encuentro unas plantas difíciles de cultivar .
    Besitos y feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju, querida

    Adoro violetas, mais assim como você dizia, também não consigo levá-las adiante.

    Parabéns pela sua persistência, e ei que elas estão lindas, né?

    beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, querida!
    As minhas violetas são muito caprichosas e florescem, sem qualquer lógica, quando muito bem lhes apetece, embora o tratamento que recebem seja sempre o mesmo - agua uma vez por semana, tendo o cuidado de não lhes molhar as folhas que, se molhadas apodrecem. Quando me lembro, coloco uma colher de borra de café na superfície.
    Este ano, as minhas ainda não floresceram, as marotas!
    Um grande beijinho, para ti, minha querida.
    Tem um feliz fim de semana.
    Nina

    ResponderExcluir
  4. Também gosto Ju, os seus estão lindos, parabéns. Ganhei de minha amiga, numa latinha pintada, por ela, de lilás, uma graça e só rego levantando a folhinha, nunca coloco em cima das folhas. Encheu de folhas, e volta e meia me presenteiam com flores, às vezes penso em mudar para um vasinho maior, mas tenho medo delas sentirem. Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  5. kkk, também acontece por aqui. Elas me odeiam, kkkk. Nunca salvei uma.
    Lindas as suas!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. I really appreciate your professional approach. These are pieces of very useful information that will be of great use for me in future.

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!