21 de fevereiro de 2014

Bolo-cuca de maçã

Olá!
Sexta-feira será dia de compartilhar uma receitinha experimentada e aprovada aqui em casa, e hoje quero dividir com vocês uma delícia que fiz no final do ano passado.
Se vocês gostam de maçã, bolo e cuca, vão amar a receita!
O nome original é Cuca de maçã, mas eu utilizei um forma redonda ao invés da assadeira (não tenho do tamanho que pedia a receita) e a massa cresceu tanto, mais parece um bolo, que decidi chamar de bolo-cuca.
Vejam só:
A receitinha está numa embalagem de leite condensado Moça, daquelas de caixinha.
Resolvi testar e simplesmente é deliciosa!
Eis a receita:

Ingredientes do recheio
1/2 caixinha de leite Moça
2 gemas
5 colheres (sopa) de suco de limão
4 maçãs descascadas e cortada em cubos pequenos

Ingredientes da massa
150g de manteiga
1/2 caixinha de Leite Moça
3 gemas
3 claras batidas em neve (com o açúcar)
1 xícara (chá) de leite
2 e 1/2 xícaras (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
3 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes da farofa doce
1/2 xícara (chá) de avelãs picadas (não usei)
1 pacote de biscoito ao leite triturado
1/2 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno em temperatura médio-alta
Unte uma assadeira de 28cm 

Recheio
Em uma tigela, misture o leite Moça com as gemas, o suco de limão e as maçãs. Reserve.

Massa
Na batedeira, bata a manteiga e junte o leite Moça em fio com as gemas. Transfira para uma tigela e junte o leite. Adicione a farinha de trigo, o amido de milho, o fermento em pó e a canela, peneirados, e misture até ficar homogêneo. Incorpore delicadamente as claras batidas em neve com o açúcar.
Despeje na assadeira /forma preparada previamente e coloque as maçãs reservadas por cima.

Farofa
Misture as avelãs com o biscoito ao leite triturado e a canela, coloque sobre a cobertura de maçãs e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 1 hora. (No meu demorou um pouco menos. É bom ficar atenta, pois o tempo varia de forno para forno).

Nestes dias de calorão não tenho assado bolos, mas para quem não dispensa de jeito nenhum um bolinho, vale a pena experimentar!
Espero que gostem da sugestão.
Um ótimo fim de semana para todos nós.
Beijo
Ju




8 comentários:

  1. Hummmm....que delícia, Ju!!

    Adoro maçã e fiquei imaginando o perfume que sua casa ganhou com essa receita!!!

    Quero um pedaço...hehehe...

    Querida, tenha um ótimo final de semana,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii., minha linda !!!
    Dá para imaginar o cheirinho delicioso que ficou na cozinha, quando você fez esta delícia !!!
    Amoooo Cuca !!! Esta receita me parece irresistível !!! Vou copiar para fazê-la em boa hora .
    Tenha um ótimo final de semana !

    Beijinhos !

    Sonia Faria

    ResponderExcluir
  3. Ju, querida

    Obrigada por compartilhar uma receita tão deliciosa.

    Adoro cuca, pode ser de banana ou de maçã.

    A sua ficou linda, como cresceu, né?

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju!
    Não era muito chegada a doces com maçã, mas a torta que minha mãe faz ( massa, creme e as maçãs por cima com uma geleia), e um bolo que minha filha aprendeu na faculdade de nutrição... me fizeram mudar . Acho que este seu bolo também vou adorar. Vou copiar a receita.
    Pelo que notei, seu blog vai nos proporcionar " de tudo um pouco", sucesso!!!
    Excelente final de semana, bjs

    ResponderExcluir
  5. O aspeto é delicioso e a composição muito original.
    Não deixarei de testar,minha linda.
    Beijinhos, querida

    ResponderExcluir
  6. Huuummmm que delícia!! sabe que horas são? 15:30 hrs, me fala se não tá na hora de um cafézinho com este bolo! Vou ficar só no cafézinho...só hoje porque já estou anotando a receita.
    Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Muhhh que rico se ve ese bolo Ju querida ¡,,me dieron unas ganas de pegarle un mordisco
    Que tengas un buen comienzo de semana
    Besos

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!