26 de julho de 2013

Na reta final do desafio.../In the final challenge...

Olá gente amiga, que aquece este cantinho com sua presença!
Na reta final do 1º Desafio Misterioso de Bordado Livre, finalizei as etapas 5 e 6.

"Bons amigos são como colchas, eles nunca perdem seu calor"
Esta é a frase da etapa 5, que emoldurei com tecidinho xadrez rosa
 Na etapa 6 a mensagem é:
"Feliz é o coração que acredita em anjos"
Escolhi um xadrez verdinho para a moldura, mas quando fiz a foto ainda não estava costurada

As etapas 7 e 8 estão quase prontas!
E falando em bordado, encontrei um manual muito útil no site da Coats Crafts. Se ainda não conhecem, vale muito a pena baixar no computador. Além de dicas básicas, ensina 100 pontos de bordado, com imagens grandes que facilitam bastante o entendimento. É só clicar no link abaixo:

E hoje minha passagem por aqui é rapidinha gente.
Desejo a todos um abençoado e feliz fim de semana!
Beijinhos
Ju

24 de julho de 2013

"O Bordado é a linha que conecta as mulheres em todos os séculos da nossa história"./ "Embroidery is the thread that connects women of all centuries of our history "

Olá gente amiga e querida deste cantinho!

A frase que dá título a este post não é minha e já vou dizer de quem é!
Vocês sabem que eu gosto de passear na Internet em busca de ideias, orientações, dicas e conhecimento para aprender sempre mais sobre as artes manuais. Agora, com as minhas aventuras de aprendiz de bordado não poderia ser diferente! Cada arte tem suas peculiaridades, técnicas, dicas, segredinhos e experts no assunto. Em se tratando de bordado, nas minhas andanças pela Internet tive o prazer e a alegria de descobrir a Lee Albrecht, designer e estudiosa de bordado, mas não para por aí: ela ama o que faz e deseja despertar esse amor pela arte do bordado nas pessoas,  com o objetivo de resgatar o valor dessa prática entre nós. Como ela mesma diz: " Resgatar o bordado no Brasil com arte".  E a frase que abre esta postagem é dela.
O trabalho da Lee repercute nos quatro cantos do mundo, graças ao seu talento, esforço, dedicação e amor pelo que faz.  Para saber mais, visite a Escola de Bordado Lee Albrecht. Mas a sensibilidade da Lee foi mais longe e em homenagem aos seus avós maternos e paternos, imigrantes da Alemanha e da Letônia, respectivamente, ela criou o Museu do Bordado, o que é muito bacana. E ainda se propôs a ensinar bordado a distância! Isso mesmo: esteja onde você estiver, é só entrar em contato e combinar todos os detalhes: Bordado a distância
Eu estou muito inclinada a fazer um curso de bordado livre a distância com a Lee. Apesar de morar muito próximo a Campinas, minha rotina de vida não me permite assumir compromisso com um curso com dias e horários regulares e quando eu vi essa novidade entrei em contato com ela, que me enviou todas as informações prontamente! Não é maravilhoso poder aprender o bordado com orientações profissionais estando em casa, praticando nos horários que melhor lhe convier, que se adaptam à sua rotina de vida? Foi o que eu pensei!
Enquanto isso não acontece, não resisti e adquiri um dos kits que a Lee oferece no seu site: um kit para bordado em ponto cruz, com a finalidade de produzir biscornus, aquelas almofadinhas pontudas lindinhas que ano passado postei aqui no blog, não as minhas, que nunca fiz, mas era uma postagem sobre o assunto, com muitos links e fotos. Meninas, sou ousada mesmo... Quero abraçar o mundo! Quero aprender, quero fazer, pois acho tudo tão lindo! O kit chegou e quero mostrar!
  Para produzir 7 biscornus lindinhos

recebi estes materiais: linhas e étamine DMC, gráficos e instruções
 Organizadores para as linhas
Aliás, eu ainda não tinha visto de perto a étamine e as linhas DMC. Fiquei encantada com a qualidade da qual já tinha ouvido falar. A étamine é macia, delicada, bem diferente da que costumamos encontrar nos armarinhos e as linhas, como muitas de vocês já sabem, feitas com um algodão muito superior
Aliás, há vários tipos de kits, em diferentes categorias de bordados. Se quiserem conhecer, visitem o link
E ainda falando em bordado, minha participação no 1º Desafio Misterioso de Bordado Livre está quase no final! Amanhã mostrarei a vocês mais duas etapas
E com o frio que está fazendo.... Vamos bordar! Eheheh
Por aqui, 7 graus... E na cidade de vocês, como está????
Na minha terra natal, Porto Alegre, está muito mais frio e nevando em várias cidades do RS!!
Meninas, felicíssima com o carinho de vocês no post anterior, muito obrigada.
Me aguardem que darei um pulinho no cantinho de cada uma!
Fiquem com Deus, uma feliz noite e até!
Beijinhos
Ju

23 de julho de 2013

Um certo linho... / Some linen...

Olá, gente amiga!
 Como eu estou com saudade de vocês! Hoje quero compartilhar uma alegria, um carinho que veio de muito longe em forma de tecido, aliás, um nobre tecido: o linho. Quem me fez essa gentileza foi a querida Nina, lá da terra de Camões! Vocês já a conhecem, falei sobre ela aqui no post anterior. Pois a Nina me deixou tão feliz!
Eis o corte de um belo linho, que inspira várias criações futuras, mescladas com rendas, botõezinhos, fitinhas e bordadinhos...
 Delicado como a Sempre-viva e num tom muito semelhante, do qual gostei muito!
Muito obrigada Nina!
Este doce mimo me fez relembrar a história do linho.
Apesar de não se saber a época e o local em que pela primeira vez as fibras do linho foram utilizadas para a confecção de tecidos, sabe-se, pelos achados arqueológicos, que isso ocorreu há milhares de anos antes do nascimento de Cristo. Aliás, Jesus Cristo vestiu uma túnica confeccionada com linho e sem costuras e esse tecido é citado no Velho Testamento.
Os egípcios fizeram da produção do linho uma arte refinada, por volta de 3400 anos a.C.
Considerado o tecido mais puro e portanto sagrado, todos os egípcios eram envoltos em linho após a morte, porém, quanto mais alta a classe social, mais refinado e puro era o linho.
 Foram os romanos os responsáveis por sua disseminação em toda a vastidão do seu império.
Atualmente é produzido quase exclusivamente na Europa, sendo que a Bélgica e os Países Baixos fornecem as melhores qualidades de linho.
E a sua flor é linda!
 VIA
Para saber mais, é só clicar:
 Desejo a vocês um feliz final de terça-feira e agradeço por todas as visitas e comentários carinhosos deixados aqui.
Beijinhos
Ju

14 de julho de 2013

A "Nina" da Nina / Nina

A Nina é uma querida amiga que encontrei nesse fantástico mundo da blogosfera. Aos poucos fomos retribuindo visitas e comentários, até que hoje podemos dizer: somos amigas, mesmo que nunca tenhamos nos encontrado pessoalmente. É impressionante como é possível se estabelecer laços de amizade apesar da distância e no caso da Nina, em particular, a distância é imensa, pois ela vive em outro continente, num lindo país chamado Portugal. Nina também é linda. É uma pessoa muito inteligente, escreve com maestria, sabe conduzir nossos olhares e nossos pensamentos através dos seus textos e das belas imagens. Habituei-me a "viajar nos pensamentos" da Nina! Com ela já visitei muitos lugares lindos e visitar seu blog é uma alegria, um prazer.
Talentosa, criativa, espontânea, animada, alegre, bem humorada. Esta é a Nina!
Foi um prazer te conhecer, minha amiga!
Bem, a Nina gosta das Tildas que faço e então fiz uma Tilda para ela, claro! Sinto uma alegria muito grande quando faço algo para presentear alguém. Não precisa ser alguma data especial. É apenas o desejo de presentear, de agradar alguém. Uma forma de se dizer: "Gosto muito de você!"
Sempre coloco nomes nas Tildas. Nesse caso demorei a decidir. Nada combinava. Finalmente selecionei 3 opções: Joly, Suzie e Nina. E Nina me disse: "Nina será!"
Eis a Nina da Nina, para que conheçam!
Nina gosta de azul, então o vestido é azul com rosinhas e bolinhas brancas. Essa Tilda foi inspirada na personagem Angel Marilyn, ou Tilda Costureira. Falta a maquininha de costura, que será feita e devidamente encaminhada muito em breve! Faltou habilidade da minha parte, embora eu já tenha feito uma, mas confesso que não gostei.
Aqui ela acabava de ser finalizada. A maquiagem é bem discreta, para ser retocada se a Nina preferir quando chegar lá! Viu, Nina?
 De manhã, o Sol a iluminava, sentadinha no mesmo lugar, tal a ansiedade para viajar!
Mas ela quis sentar na janela antes de ir embora...
Cabelinho curto (ai, cabelo de Tilda ainda é meu calcanhar de Aquiles, gente!)
Um carretel feito com feltro e botões
 Eu me apaixonei por este tecido. O vestido é à Marilyn Monroe, figura em quem a Tone Finnanger se inspirou para criar esta personagem 
 O botão preso no laço do vestido é ideia minha.
A "Nina" da Nina, em azul, cheinha de rosas, pronta para enfrentar o tórrido Verão que aquece Portugal!

 Beijinhos
Ju

13 de julho de 2013

"Seu riso é o sol do meu coração" / Your laughter is sunshine to my heart

Mais uma etapa do desafio de bordado livre vencida e a frase que ele traz é uma das mais bonitas:
"Seu riso é o sol do meu coração"
Quem não gostaria de ouvir isso de alguém? Quem não se emociona ouvindo isso?
Você já ouviu ou disse isso a alguém??
Que tal hoje?
Bem, vamos ao bordadinho!
Xadrez azul para a moldurinha...
 E o meu varalzinho está crescendo! Depois acrescentarei outros detalhes...
 Na empolgação do bordado decidi desengavetar um antigo projeto de bordado livre. Iniciado e guardado, pois na época desanimei... Tenho vários riscos arquivados no computador e me atrevi a finalizar a tentativa. 
É um belo risco com passarinhos e flores, que transformei num quadrinho para decorar a lareira.
 Bordei em um retalho de algodão cru tingido que uso para minhas Tildas...
Colei num pedaço de papelão, fiz o fundo com feltro marrom pespontado em toda a volta, juta para finalizar o acabamento atrás, uma renda rústica colada, miçangas e rosinhas de feltro...
Detalhes...

 Ficou assim na lareira...
Que tal?
Espero que gostem!
O risco do bordado de passarinhos é free e pode ser copiado, desde que não seja usado para fins comerciais
Muito obrigada pelos comentários cheios de carinho no post anterior e aproveito para dizer que a presença de vocês aqui nesse cantinho também "é o sol do meu coração"!
Visitarei todas no fim de semana, aguardem!!
Beijinhos,
Ju


10 de julho de 2013

Bem lá no alto.../Way up high...

...na copa elevada de uma bela árvore do jardim,
no começo do entardecer de ontem,
surpreendo-me com uma presença 
Vindo de algum lugar desconhecido, pousa tranquilo na bela copa, bem lá no alto...
Lindo, esguio, fruto da perfeita Criação
Solitário, vislumbra a imensidão sob o azul resplandecente do céu

Admiro, extasiada, sua bela plumagem em tons tão delicados...
Pensativo, observador, terá vindo de onde? O que procura?

Em pouco tempo aprende com a mãe tudo que precisa saber, muito diferente de nós que numa vida inteira não conseguimos aprender tudo e muitas vezes não aprendemos nada...
Seu olhar atento percorre todas as direções, numa vista privilegiada que somente os seres alados conseguem vislumbrar...
Quisera eu poder voar como ele!
A verdadeira liberdade...
Um belo penacho decora sua cabeça e o reflexo do Sol permite ver melhor as cores de sua plumagem
O dono do território vem fazer companhia e pousa próximo ao visitante que permanece tranquilo, ciente de que só o céu é o limite...
Então seu olhar atento e curioso parece avistar algo interessante. O que seria?
Fiquei ali muito tempo, admirando, registrando, até o braço cansar de segurar a câmera, à espera do seu voo de partida... Mas não podemos ver tudo que queremos e foi em uma fração de segundos que relaxei o braço e ele alçou voo! Não pude registrar, mas a imagem ficará na memória.
Não sei sua espécie, nem seu nome, nem de onde veio e nem para onde foi, mas tenho certeza de que em algum outro belo começo de entardecer ele voltará e bem lá no alto da copa elevada de uma bela árvore do jardim, me presenteará com sua presença tão elegante, tão linda, tão perfeita!
Obrigada, Deus, por me permitir o privilégio de ter presenciado esta cena!

A você, que me agraciou com sua presença aqui neste cantinho e está lendo este post, agradeço o carinho e desejo uma ótima tarde de quarta-feira.

Beijinhos
Ju







9 de julho de 2013

"Você está sempre no meu coração" / You are always in my heart

Mais uma etapa do desafio concluída! Desta vez foi bem mais fácil, graças!
"Você está sempre no meu coração" é uma frase linda, repleta de significado e aos poucos o mistério do desafio do bordado livre vai sendo desvendado.
Espero que gostem...
 Os três primeiros quadrinhos do meu varal! 
 Estou curiosa para ver como será o próximo!
Obrigada pelos comentários carinhosos, cheios de estímulo para esta aprendiz de bordado!
Beijinhos
Ju

8 de julho de 2013

"Obrigado por ser você" / Thank-you for being you

Olá, meninas!

O título deste post é a frase que ilustra o bordadinho da 2ª etapa do 1º Desafio Misterioso de Bordado Livre do qual estou participando. Estou usando a linha Anchor Moliné e bordando com apenas dois fios. Deu mais trabalho, tem mais detalhes, muitas curvas. Mas o ponto básico ainda continua sendo fácil: ponto atrás. Minha maior dificuldade continua sendo manter a regularidade do ponto e ainda não me adaptei ao bastidor. Além disso, o tecido de algodão é muito fininho, fica um pouco franzido e neste caso ficou ainda mais, apesar dos meus esforços, mas espero que gostem mesmo assim!

Desta vez a moldura do quadrinho é lilás... A borda não é simétrica, mas está como no original.
"Obrigado por ser você"
Adorei esse desenho com vasinhos de rosas, corações e passarinho!

Vale lembrar: quem curte ponto cruz e gosta de participar de desafios, deve conferir a nova proposta da Nina Dias  
As inscrições vão até 31 de Agosto.
Beijinhos
Ju




4 de julho de 2013

Eu não sei bordar, mas.../I do not know embroidery, but ...

Me atrevi! Claro que já postei alguns bordadinhos aqui e quem viu talvez lembre... Porém, me atrevi a participar de um desafio de bordado (êta coragem (ou falta de senso!)), contagiada pela empolgação da querida Nina
O curioso é que o desafio foi lançado por uma outra Nina, a do blog Tecidos Floridos Aliás, quem curte bordado livre e bordado em ponto cruz vai adorar conhecer esse cantinho muito simpático. Antes que eu me esqueça, ela está promovendo um desafio de bordado em ponto cruz! Confiram!
Bem, vamos lá... Confesso que após receber o primeiro desenho me empolguei tanto que bordei na correria, ansiosa para ver pronto.... Que arrependimento! Resultado da pressa: refiz tudo novamente! Aí sim, melhorou (claro que precisa melhorar muito mais!)
Vamos ver?
Eis logo após terminar pela segunda vez!
Esse tecidinho xadrez será a moldura. Que moldura?! Bem, explico: vou transformar todos os bordadinhos em quadrinhos de tecido e depois, farei um varalzinho com eles para decorar o ateliê!
 E aqui, o primeiro quadrinho pronto!
O verso diz: "Nada aquece o coração como um velho amigo."

Gostaram? Sejam sinceras... Eheheh Sei, sei, está meio tortinho aqui e ali, mas vou melhorar a cada passo. Perfeição? Só Deus.
Já recebi o segundo desenho, mais lindinho ainda e mal posso esperar para começar! Calma, Ju!
Bem, já transferi o risco para o tecido e amanhã começo.
Meninas, muito obrigada pelos comentários carinhosos sobre a raposa.
Beijinhos, uma ótima noite e uma excelente sexta-feira (Já?!)
Ju

1 de julho de 2013

Era uma vez uma raposa... / It was once a fox...

 Continuando a confecção dos mimos Tilda para minhas sobrinhas, hoje mostro a raposa. Tone Finnanger inspirou-se num dos contos do folclore norueguês, chamado The Fox's Widow, ou "A viúva do Fox", publicado em 1941 e adaptado para o cinema em 1962, por Ivo Caprino.
Segundo ela, é um dos contos de fada que faz as crianças pensarem.
A história é sobre um casal de raposas que vivia muito feliz, até que um dia Fox saiu para roubar galinhas do fazendeiro, mas eram tantas que ele adoeceu e morreu e apesar dos esforços da sua companheira, não voltou à vida.
Não conhecia esta história, mas certamente traz ensinamentos, apesar de não ter tido um final feliz.
Mesmo assim, achei linda a raposinha e quis reproduzir. Falta fazer as galinhas, que compõe o conjunto.
Esta é a original
 Esta é a que eu fiz. Acrescentei um laço de fita no vestidinho. (Reparem na figurinha sentada no beiral da janela...)
 Ela é muito fofinha e mede 54 cm de altura. Na verdade, o livro oferece moldes em três tamanhos: pequeno, médio e grande, que é esta

 Fiz essa florzinha enrolando um pedacinho de sianinha e depois colei uma perolazinha no centro
 Pompons na borda do vestido também é um detalhe que não há no original
Sempre-vivas desidratadas na orelhinha deram o toque final...
E essas fofuras são a Valentina e a Antônia, minhas sobrinhas-netas que apresento a vocês. Moram em Porto Alegre/RS, minha cidade natal. Aqui elas estão curtindo as férias de Verão na cidade litorânea de Torres
Gostaram?
Agora é concluir o Pinóquio e fazer as galinhas!
Gente, obrigada pelos comentários carinhosos deixados aqui.
Beijinhos e uma ótima terça-feira para todas.
Ju