28 de abril de 2013

PAP da bolsa red / How to make a red bag

Olá, meninas!
Hoje trago para vocês o PAP da bolsa red que mostrei AQUI  É fácil e rápida de se fazer.

MATERIAIS
- 1 retângulo de 34x13 cm do tecido de algodão floral com fundo branco para a frente da bolsa
- 1 retângulo de 34x30 cm do tecido de algodão floral com fundo vermelho para a frente da bolsa
- 1 retângulo de 34x43 cm do tecido de algodão floral com fundo vermelho para a parte de trás da bolsa
- 2 retângulos de 34x43 cm do tecido de algodão poá preto com fundo vermelho para o forro
- 36 cm de renda branca
- 2 retângulos de 34x43 cm de manta acrílica
- 2 faixas de 80x3 cm do tecido de algodão floral com fundo vermelho para as alças
- 1 botão vermelho em formato de coração para decorar
- 1 botão vermelho redondo para prender a alcinha
- Alfinetes
- Cortador circular
- Base de corte
- Tesoura
- Linha de algodão
- Máquina de costura

MODO DE FAZER

Corte os tecidos nas medidas indicadas. Posicione o retângulo floral de fundo branco com o retângulo floral de fundo vermelho (o menor) direito com direito, como mostra a imagem:
 Faça uma costura reta, vire e passe o ferro, posicionando o tecido claro sobre o tecido escuro.
 Deverá ficar assim:
 Posicione e alfinete a renda como mostra a imagem. Gosto de deixar uma margem grande para a renda. Fixe a renda com uma costura reta, em velocidade mínima para não sair nada do lugar. Se preferir pode costurar à mão.
Marque o centro para posicionar o botão coração



Deve ficar assim. Costure à mão ou à máquina. 
Posicione o topo da bolsa sobre a manta acrílica e alfinete bem para prender as duas partes. Reserve.

Posicione e alfinete o retângulo floral com fundo vermelho (o maior) sobre a manta acrílica.
Posicione o topo da bolsa e a parte de trás direito com direito, como mostra a imagem e passe uma costura reta nos três lados, deixando a parte de cima sem costurar
Desvire e faça uma marcação como mostra a imagem, usando 5 cm. Risque com lápis e passe uma costura reta. Aqui há duas opções: cortar rente à costura, deixando uma margem de 1 cm ou dobrar para cima e dar uns pontinhos para prender. Eu prefiro a 2ª opção para deixar mais reforçado.
Se preferir não precisa fazer essa dobra e a bolsa ficará totalmente reta.
Para fazer o forro, una os dois retângulos poá com fundo vermelho, direito com direito e faça uma costura reta deixando a parte superior aberta e uma abertura de 10 cm na parte de baixo, para depois poder desvirar
Encaixe o forro como mostra a imagem: direito do tecido do forro com direito do tecido da bolsa. Ajeite bem direitinho as costuras laterais e alfinete tudo para não sair nada do lugar. Reserve
Dobre ao meio as faixas cortadas para as alças, direito com direito e passe o ferro para marcar bem.
Passe uma costura reta, com margem de mais ou menos 0,5 cm. Desvire e passe o ferro para deixar tudo alinhado.
Volte para a máquina e faça uma costura de pesponto nas duas laterais das alças, utilizando o espaçamento que mostra na imagem
Deverá ficar assim:
Se quiser poderá cortar faixas de manta acrílica e colocar no interior das alças ou costurá-las junto. Isso reforça e deixa mais encorpado. Não fiz assim porque não tinha manta suficiente em casa no dia e queria terminar logo! (Eu e a minha ansiedade!) 
Centralize e posicione as alças em cada lado da bolsa, a 8 cm de distância das bordas, como mostra a imagem. Alfinete.
Posicione a alcinha no centro da parte de trás da bolsa, entre as alças, como mostra a imagem e prenda bem.
(Esta alcinha é um aproveitamento: guardo todas as que vem em sacolinhas de papelão das lojas!)
É importante ter cuidado com o posicionamento das alças e das alcinhas para não ficar torto. Se isso acontecer, terá que desfazer toda a costura da borda e refazer os posicionamentos!!
Agora, passe uma costura reta em toda a parte aberta da bolsa, unindo tecidos, manta acrílica, alças e alcinha. Use uma margem de 1 cm.
Feito isso, retire todos os alfinetes e desvire o forro para dentro da bolsa, usando a abertura de 10 cm deixada no fundo do forro.
Costure o fundo aberto do forro à mão ou à máquina
Desvire novamente, ajeite e passe a ferro ao longo de toda a borda superior da bolsa, para assentar os tecidos.
Esses últimos passos não fotografei porque a bateria da câmera havia acabado!
Se quiser, poderá rebater a borda com uma costura reta ou usando um ponto decorativo.
Na minha eu não fiz isso porque não estava com paciência!

E sua bolsa ficará assim:
A inspiração para essa bolsa veio DAQUI
As medidas são opcionais: você decide o tamanho que quiser!
Espero que tenham gostado e façam a sua bolsa!
Se tiverem alguma dúvida ou dificuldade, podem perguntar.
Beijinhos e um ótimo domingo
Ju

10 comentários:

  1. Ju que buen tutorial de esa linda bolsa. creo que me voy a animar a empezar a cocer
    qmiga que tenga una linda semana
    cariños

    ResponderExcluir
  2. Querida Ju, muito obrigada pela generosidade. Estou encantada com a bolsa e com o PAP.
    Garanto que vou aplicar e espero que muitas das tuas seguidoras o façam. Por mim, já marquei + no google para que a mensagem passe e se espalhe.
    És uma linda!
    Beijinhos da Nina

    ResponderExcluir
  3. Completamente esclarecida.
    Obrigada, querida.
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Boa noite querida!
    Que bom que você gostou dos mimos que te mandei.
    Ainda não fiz o macacãozinho....mas já li o email que você me enviou.
    Mais uma vez... muito obrigado , pela atenção que você teve comigo.
    Suas dicas de costura foram preciosas !!!
    Estou com visitas aqui em casa e esta difícil de conciliar, trabalhos manuais...com tantos afazeres...
    Se Deus quiser logo...logo... volto as minhas costuras.
    Amiga ...hoje meu marido colocou , alguns vidros em uma prateleira ...iguais ao que vi na prateleira do seu atelier.
    Ele fixou as tampas com parafusos na prateleira...você fez assim ou colou as tampas.
    Achei que as tampas ficaram meio bambas.
    É assim mesmo...


    Beijinhos!

    Sonia Faria

    ResponderExcluir
  5. Ju que linda,amei sua bolsa, estava morrendo de saudades de suas "artices" rsrsrsrsrsrss
    Passei um tempo sem conseguir acessar meu blog, agora tô de volta com força total e morrendo de saudades!!
    Um beijo bem gostosa amiga e fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  6. Ju, li com cuidado o PAP e devo acertar.
    Achei lindo o botão coração.
    Tenho essa tábua de corte o que facilita.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Obrigada pela visita,viu!
    Adorei seu blog, seus cachorros... Também tenho três filhos de pelo!

    Que bolsa linda!
    Vou tentar fazer uma pra mim com o PAP que postou.

    Existem varios tipos de algodão cru,alguns são muito engomados ou até mesmo grosseiros que não servem para as Tildas. O que costumo comprar,tem 2,5 de largura é mais fino e de ótima qualidade.
    Uso mais o tricoline bege,acho que fica melhor!

    Confeccionei algumas com linho,desfia um pouco,mas ficam muito chiques!O problema é o preço,3 vezes mais caro!

    Enfim,acho que ficam bonitas,no tricoline cor pele (bege).

    Desculpe pela demora!
    Tive problemas com meu blog e só agora estou tendo acesso aos comentários!

    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Ju do céu!!!

    Agora fiquei sem fôlego!!

    Que divina!!! Que bom gosto na escolha do tecidinho.

    Obrigada pelo pap, adoro seu jeito de explicar, quantos detalhes importantes...obrigada, ...um dia, quando eu tiver minha máquina de costura, vou arriscar a fazer também!!

    beijinhos,

    Lígia e =^^=
    ღ╮♥⊰✿⊱♥╰ღ╮♥⊰✿⊱♥╭ღ╯

    ResponderExcluir
  9. Me parece muy bonito el bolso. Gracias por el tutorial tan bien explicado

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!