16 de outubro de 2012

Como utilizar a découpage na arte decorativa - Parte 3/How to use in decorative art decoupage - Section three


Découpage em latinhas
Mostrei aqui

Olá!

Dando continuidade aos post sobre o uso da découpage na arte decorativa, hoje falarei dos vernizes.

Parte 3 - Vernizes

A finalidade básica do verniz é impermeabilizar e proteger o trabalho finalizado.
Do mesmo modo que as colas, há vários tipos de vernizes no mercado. Nos trabalhos com découpage, em geral usa-se vernizes acrílicos à base de água, podendo ser foscos ou brilhantes. Fosco é o contrário de brilhante; opaco é o contrário de transparente.
A escolha é pessoal, mas há peças que ficam mais bonitas com brilho e outras, sem brilho. Fosco ou brilhante, a função de impermeabilizar é a mesma.

Para arte e artesanato, as marcas dos vernizes disponíveis são praticamente as mesmas das colas, mas há quem prefira o verniz universal, vendido em lojas de materiais para pintura em geral. Não se trata de um verniz específico para artesanato, mas também pode ser utilizado, sem problemas.

O verniz é encontrado em forma líquida ou spray. Eu prefiro o spray, pois não deixa marcas de pincel, que são muito feias e comprometem o acabamento da peça. São mais caros, mas o resultado compensa.
Dependendo do tipo de trabalho, o verniz marítimo é o mais recomendado, por ser mais resistente. Por exemplo, no caso da découpage feita em pedras que ficarão expostas ao tempo. Quanto mais camadas de verniz, mais impermeabilizado fica. Se for aplicar mais de uma camada de verniz, aguarde bem a secagem de cada uma.

Quando se quer muito brilho e uma superfície com aspecto vitrificado, o mais indicado é o uso da laca chinesa. É um verniz sintético de alta densidade. Sua aplicação é mais complicada por ser mais espesso e exige pincel com cerdas de seda, aplicação precisa e bem homogênea. Demora bastante para secar: 72 horas. Fica muito bonito em peças de cerâmica. É ótima para impermeabilizar découpage feita em porcelanas.

Aqui  se pode ter uma boa ideia de como aplicar a laca chinesa e como fica o resultado. Demora um pouquinho para carregar, mas vale a pena conferir.

A découpage em vidro, quando feita com pequenos recortes, dispensa o verniz pois o vidro é um material impermeável por natureza e já tem brilho. Então, o que se faz é aplicar goma laca nos recortes de papel, o que vai garantir a impermeabilização e dar brilho. Nunca fiz isso em guardanapos, somente em papel para découpage. Fica muito bom.

Há ainda o verniz vitral que, como o nome indica, deixa um aspecto vitrificado na peça. Mas não tem nada a ver com a laca chinesa, por ser à base de água e ter baixa resistência. Existe em várias cores.

O verniz craquelê é um verniz com a função de produzir um efeito envelhecido na peça, formando rachaduras na tinta e também no guardanapo que foi aplicado na peça. Já tentei utilizar, mas não fui bem sucedida. Sendo bem feito o resultado é muito bonito e o tamanho do craquelado (rachaduras) depende da quantidade de verniz aplicado: mais verniz, maior o craquelado.
Esse verniz vem em dueto: um frasco com o verniz base e outro com o verniz que irá produzir o craquelê. Aplica-se um e depois o outro, com pincéis diferentes. A aplicação não é simples: deve ser rápida, precisa e somente num sentido, pois o produto seca muito rápido e se aplicar mais de uma vez no mesmo lugar fica empastado e estraga todo o trabalho.

Aqui  tem um PAP muito legal com craquelê.

E para quem não gosta de verniz, uma alternativa que também dá um efeito muito bonito é a cera incolor para artesanato.

Espero que tenham gostado!
No próximo post falarei dos materiais básicos para découpage.
A todos, uma ótima semana!
Beijos da
Ju




2 comentários:

  1. Oi Ju,
    Eu fiz um cursinho de decoupage, mas tive alergia pelos produtos (não sei bem qual) e não pude dar continuidade. Adoro a técnica, mas para mim não dá.
    xoxo

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,
    Adoro decoupage e vou tentar aprender um pouco com você, pois sei muito pouco sobre essa arte tão linda.
    Aproveito para deixar aqui o meu convite para uma visita ao meu cantinho que anda meio paradinho por conta do momento que estou passando.
    Bjs e sucesso,
    Marlene
    Blog: Flores e Framboesas

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!