10 de maio de 2012

Biscornus...

Olá!
Todos os dias vou dormir super tarde, não apenas porque as atividades aqui em casa se estendem, mas porque eu aproveito o horário noturno também para navegar na Net em busca de tutoriais, ideias, dicas e novidades.

Há dias estou garimpando informações sobre algo que simplesmente me encantou demais! Vou falar hoje sobre os biscornus. Não é uma novidade para muita gente, mas para mim foi uma descoberta.
O biscornu é uma almofadinha para colocar alfinetes. Esse nome deriva do seu formato, que depois de finalizada revela dois pares de chifres. É, é isso mesmo! A origem é a França medieval, ou seja, muitíssimo antiga.

O segredo do formato é a forma de costurar...
Ver tutorial completo em tocadocrochetetricot

São dois quadradinhos de tecidos bordados - principalmente em ponto cruz, que depois de costurados se transformam num octógono lindo. O tamanho original (20x20) não ultrapassa a palma da mão, mas pode-se fazer maiores, até 50x50. Não serve apenas como alfineteiro: pode-se usar como enfeites de maçanetas, sachês e até adorno para árvore de Natal. Virou febre entre as bordadeiras de todo o mundo.

Ver tutorial completo em maniadascontasartesanato

Estou com muita vontade de fazer. O problema é que é preciso saber bordar bem. Estou até querendo fazer um curso de bordado, porque não estou resistindo à tentação de criar essas coisinhas tão lindas! Há quem faça com tecidos coloridos, mas dessa forma foge completamente à proposta original e acaba ficando descaracterizado.

Selecionei algumas imagens, mas saibam que na Net vocês encontrarão muitas mais. É de encher os olhos, gente! Alguns parecem obras de arte. O mais legal é que você pode dar asas à criatividade e decorar o biscornu com uma infinidade de materiais. Os gráficos costumam ser bem complexos, com desenhos medievais e clássicos e um biscornu que se preze tem que ser assim. Mas há variaçoes que surgiram ao longo do tempo e em cada lugar.

E mais um detalhe: ele é todo costurado a mão!!

Vejam e depois me digam o que acharam! Ah, também trouxe para vocês uma lista dos endereços que encontrei. Está lá no final do post. Vale a pena conferir!


Esse da Helô é em formato coração... Também ficou lindinho!

 Via oblogdadmc

 Via oblogdadmc






Tenham todos uma quinta-feira cheiinha de coisas boas! Fiquem com Deus.
Beijos
Ju

Endereços: 
http://desenhandocomlinhasbygloria.blogspot.com.br
http://tocadocrochetetricot.blogspot.com.br/2012/05/biscornu.html (tem tutorial e gráfico!)
http://patchwork.typepad.com/tialili/2011/03/pincushion-biscornu.html (esse é um exemplo de biscornu feito com tecido comum e tem vídeo)
Muitas imagens, ideias e gráficos, que a autora coletou de vários blogs e sites. Têm os respectivos endereços.)
http://www.liselottebroderies.com/article-le-retour-des-grilleselottes-99580478.html (Tem gráficos lindíssimos e permite que copiemos, em tamanho original!!)

9 comentários:

  1. Minha querida Ju!!!
    Que bom que você despertou a vontade de fazer um biscornu. Eu sou verdadeiramente apaixonada
    por eles. Já bordei vários! Mesmo não bordando bem, escolha um motivo mais simples e mãos a obra. Tenho certeza que você não vai se arrepender.Depois mostra pra gente!
    Bons biscornus!
    Sonia Faria

    ResponderExcluir
  2. São lindos eles e bem trabalhados, sei bordar ponto cruz bem, crochê até tento e quero aprender a costurar.Obrigada pelas dicas! tb te desejo uma ótima quinta produtiva,bjo.

    ResponderExcluir
  3. querida obrigado pelo carinho de divulgar meu blog.
    Beijão da amiga !!!
    Sonia Faria

    ResponderExcluir
  4. Ahhh sua Lili deitada no sofá fazendo pose...uma graça!
    Ju que lindos os trabalhos que vc mostrou, mas não é minha praia.
    Já cheguei a fazer alguns ponto cruz, quando ainda fazia faculdade (quanto tempo...) mas desisti pois demorava muito. E eu gosto de ver o resultado imediato (ansiosa...)
    Mesmo assim acho lindo o ponto cruz e crochê
    Mas quero ver seus trabalhos quando vc mostrar...
    Aqui estou na correria ajudando meu irmão e cunhada no detalhes do casório... Ajuda nunca é demais...

    Minha querida quero desejar um maravilhoso Dia das Mães!!!
    Beijos de Canela Castela

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga..desculpa eu estar sumida do seu blog..é que ando numa correria tão grande aqui em casa..que não dou conta de tudo..o tempo que dá é de noite que consigo dar uma olhadinha nos blogs..vamos começar pelo post anteiror que não tinha visto..vc já estreou a maquina nova heim..ta costurando direitinho..ficou lindinho o porta tesoura. Agora vamos a este..menina é super fácil bordar ponto cruz..não precisa fazer curso não...compra uma revista que ensine, eu aprendi assim..mas hoje em dia deve ter até video ensinando, vc vai ver ocmo é fácil e gostoso, achei lindo esse grafico ..fica um desenho bonito..bjos amiga e um ótimo fim de semana pra vc..bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi,Ju!!!!
    Não conhecia esse lindo trabalho.Amei...
    Bjs
    Pati
    www.decorartebypati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ju! que coisas lindas você faz, adorei, têm mãos de fada:O) Obrigado pela sua visita e a vida vai sendo um dia de cada vez, como DEUS quer, beijinhos, Lina

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju...bom dia de sábado! Vou para Campinas daqui a pouco passar o dia com minha sogra...minha mãe está em São José com minha irmã...
    Olha...quantos lugares vc visitou !!! Eu já vi estas almofadinhas por aí mas não sabia o nome dela...
    Eu aprendi a bordar ponto cruz com minha mãe que faz tb vagonite...mas prefiro fazer bordado livre, acho mais legal!
    Já cosurei umas almofadinhas assim aqui em casa...ms com bordado e fitas de enfeite...
    Que gostoso ver essas ideias na Net ...eu adoro, pena que não consigo colocar em prática tudo...este final de semana seria perfeito para costurar com essa chuvinha...mas vou ter que sair...e assim a vontade vai ficando no papel!
    Vou visitar os sites que vc deixou...adoro isso! E adorei sua coletênea das fotos..findas!
    Boa sorte nas costuras e um ótimo final de semana Ju!
    Bjs
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  9. Ju, querida, eu também quero fazer um. Vou espreitar nos links que postaste. Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!