30 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 / Retrospective 2011


Olá!
Por tradição, é bom fazer uma retrospectiva das nossas vidas quando o ano está terminando. E aqui, quero compartilhar com vcs minha experiência com a découpage e o blog.

Sou professora, não estou lecionando, mas minha formação é acadêmica e nem de longe pensava em fazer outra coisa! Porém, circunstâncias me levaram a querer descobrir novos saberes e fazeres. Sempre admirei quem tem talento para trabalhos manuais, mas nunca me vi fazendo isso, até que no final do ano passado surgiu um interesse em fazer algo diferente, onde eu pudesse expressar a criatividade sem ser na sala de aula. Como gosto muito de cheirinho bom, pensei  em produzir essências e velas aromáticas decorativas.

Criei o blog em janeiro desse ano, com o nome Essential.  Não tinha produzido nada, ainda, mas eu queria  logo postar coisas que tinha descoberto, sites, receitinhas, etc. E aos poucos iria postando a minha produção.
Encontrei tudo o que precisava, mas de repente descobri a técnica découpage e foi amor à primeira vista!
As cores, as texturas, as possibilidades quase infinitas, enfim...

O blog, coitado, ficou de molho!!

Mergulhei novamente na pesquisa, escolhi  materiais e comecei a praticar.
O blog ficou desativado até setembro, quando mudei o nome e fiz a minha primeira postagem. Quem me acompanha desde o início talvez ainda lembre do post "Minhas primeiras peças".

Muitos erros no começo, poucos hoje, mas ainda estou longe de ficar totalmente satisfeita com os resultados.
Sou autodidata. Pesquiso técnicas, materiais, coleciono vídeos da Net, sou fã de algumas profissionais da área. Nunca é bom citar nomes, porque sempre se corre o risco de deixar alguém de fora, mas uma pessoa em particular eu quero citar, a Iara Capráro. Ela é uma gracinha e suas aulas são extremamente didáticas!

Aos poucos, fui estendendo a prática para materiais variados, e hoje gosto de trabalhar com cerâmica, metal e vidro, além do MDF.

A caixa de chá que abre o post não foi a minha primeira peça (escondam-se as primeiras!! Risos), mas foi a primeira que olhei e disse: está bem bonitinha! Hoje ela está na Bahia, foi um presente para minha sogrinha!

Hoje sou uma apaixonada pelo que faço. Descobri também que se trata de arte decorativa, e não artesanato. Artesanato é algo muito mais complexo, no sentido de que tem um fundamento cultural muito vinculado à questão das tradições de um determinado povo, comunidade e lugar.

O blog não só abriu uma oportunidade de mostrar o que faço, publicar uma pesquisa ou outra, mas especialmente, permitiu "conhecer" outras pessoas que gostam do que eu gosto.

A cada dia mais visitas! Nunca vou esquecer o dia em que abri o blog e lá estava minha primeira seguidora: a Juliana. Uma moça adorável, talentosa, por quem tenho o maior carinho! Obrigada Juliana!

Hoje são 12 pessoas que seguem meu blog, e isso me deixa muito feliz! Agradeço a todas, de coração!
Agradeço por todas as visitas e comentários.

Tenho que admitir: a  descoberta da découpage provocou uma reviravolta na minha vida, no sentido de permitir desenvolver e aprimorar algo que nunca pensei que um dia viria a fazer: trabalhos manuais. Além disso, é um poderoso antídoto para o estresse e a tristeza.

O problema agora é controlar a vontade imensa de comprar e comprar guardanapos, papéis, tintas, peças, etc. etc.!
Quero que em 2012  eu possa colocar em prática meus projetos, já rascunhados, e compartilhar com vcs todos! Queria que o dia tivesse 48 horas!

Um dos desafios para o novo ano: dois vasos enormes de cerâmica, que não vai dar para fazer découpage! Ainda estou estudando o que fazer com eles! Me aguardem!

Desejo a todos o melhor para o novo ano e, principalmente, muitas benção divinas para suas vidas, seus lares e suas famílias!

Quem sabe a gente não se encontra na Mega Artesanal 2012? Estou pensando em conhecer....

Bjs
Ju

Hello!By tradition, it is good to look back in our lives when the year is ending. And here, I want to share with you my experience with decoupage and blog.
I am a teacher, I'm not teaching, but my background is academic and not even remotely thought about doing anything else! However, circumstances led me to want to discover new knowledge and practices. I always admired those who have talent for crafts, but I never seen him do it until the end of last year came an interest in doing something different, where I could express creativity without being in the classroom. As I like to smell good, I thought essences to produce decorative and aromatic candles.
I created the blog in January this year under the name Essential. Had not produced anything yet, but I just wanted to post things that he had discovered, sites, recipes, etc.. And would gradually posting my production.
I found everything I needed, but suddenly discovered the decoupage technique and it was love at first sight!
The colors, the textures, the almost endless possibilities, finally ...
The blog, alas, was the sauce!
I dove back into research, materials chosen and started practicing.
The blog was disabled until September, when the name changed and made my first post. Whoever follows me from the beginning perhaps remember the post "My first pieces."
Many mistakes in the beginning, few today, but I'm still far from being fully satisfied with the results.
I am self-taught. Researching techniques, materials, collect videos of the Net, I'm a fan of some professionals. It's never good to mention names, because it always runs the risk of leaving someone out, but one in particular I want to quote, the Iara Capraro. She's cute and her classes are very educational!
 

 Gradually, the practice was extended to various materials, and now enjoy working with ceramics, metal and glass, and MDF.  

The tea box that opens the post was not my first piece (to hide the first! Laughter), but it was the first that I looked and said, is pretty nice! Today she is in Bahia, was a gift for husband's mother.

Today, I am passionate about what I do. I also found out that it is decorative art, not craft. Craft is something much more complex in that it has a cultural background very linked to the issue of the traditions of a particular people, community and place.  The blog not only opened up an opportunity to show what I do, post a survey or other, but rather, allowed to "know" other people who like what I like.
Every day more visits! I'll never forget the day I opened the blog and there was my first follower: Juliana. A lovely girl, talented, with whom I have great affection! Thank you Julian!
Today there are 12 people who follow my blog, and it makes me very happy! I thank all of my heart!Thanks for all visits and comments.
I have to admit: the discovery of decoupage caused an upheaval in my life, to allow developing and perfecting something I never thought that one day would do: crafts. Moreover, it is a powerful antidote to stress and sadness. 
 

The problem now is to control the urge to shop and buy napkins, paper, paints, parts, etc.. etc..!
In 2012 I want I can put my plans into practice, as drafted, and share with you all! I wish the day had 48 hours!



One of the challenges for the new year: two huge ceramic pots, which is not going to do decoupage! I'm still studying what to do with them! I wait!

I wish you all the best for the new year and, especially, many divine blessing for their lives, their homes and their families! 
 

Maybe we should not in Mega Craft 2012? I'm thinking to know ....

Kisses,
Ju

Um comentário:

  1. Oi Ju..fiquei emocionada..obrigada pelo carinho..tbém gosto muito de vc e de seus trabalhos então nem se fala acho tão bonito as pinturas que vc faz nos vasos, e fora seus outros trabalhos que são lindissimos..essa caixa de chã ficou linda. Obrigada Ju pelo carinho eu fico tão contente quando posto alguma coisa e vc vai la e deixa seu comentário...obrigada viu amiga e pode deixar que vou estar sempre aqui eu fico de olho la nos eu link vc posta alguma coisa e eu ja venho aqui dar uma espiadinha..rss..bjos e um Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!