26 de novembro de 2011

O que é "Arte Francesa"?

by Ju
Olá pessoal!

Postei há pouco meus primeiros trabalhos utilizando a técnica "Arte Francesa". São apenas testes. Estou experimentando a técnica para conhecê-la e entender o processo. É muito bom fazer. Dá trabalho, mas no final compensa. 
Depois de finalizado, o trabalho é sempre protegido por vidro e pode-se colocá-lo em quadrinhos e caixas específicos para esse tipo de técnica. É uma  ótima opção para presentear ou decorar a casa.
Quero compartilhar com vocês algumas informações sobre o conceito e a origem dessa técnica. As informações foram obtidas nas seguintes fontes:

http://taysrocha.blogspot.com

Excelente domingo a todos!
Fiquem com Deus.
Bjs
Ju 

Arte Francesa: o que é e como surgiu

Assim como o découpage, a “Arte Francesa” é uma técnica artística e decorativa. O fundamento principal é a percepção de profundidade, contorno e perspectiva. Para isso, a técnica consiste na sobreposição de imagens com a finalidade de atribuir volume, contorno, perspectiva e profundidade a uma imagem originalmente plana.

Dependendo do nível de detalhamento da figura escolhida, pode-se utilizar de 5 a 10 lâminas impressas da mesma, explorando cada uma delas da melhor forma possível, para se obter o máximo de “realismo”. Trabalha-se com diferentes camadas: o fundo, o meio e o primeiro plano e com várias camadas intermediárias entre o fundo e o primeiro plano.

É uma técnica de minúcias. Sua aplicação exige estudo prévio da figura escolhida para melhor selecionar o que será recortado e sobreposto. Além disso, é preciso paciência, tempo, dedicação e cuidado com os detalhes de recorte e colagem para que o resultado final seja realmente bonito.

Quanto à sua origem, também é antiga e acredita-se que seja uma variação da técnica découpage. Inicialmente os artistas utilizavam cortiça para fazer o “levantamento” das figuras.

Esta técnica passou a ser conhecida como "découpage tridimensional”, mas dependendo do país em que é praticada recebe nomes diferentes: na Holanda é conhecida como “arte holandesa”; na Inglaterra, “découpage tridimensional”; na França, Espanha, Argentina e Brasil, “Arte Francesa”. Ao que consta, no caso da “arte holandesa” há aplicação de várias camadas de verniz sobre o trabalho concluído, para que o relevo da figura adquira um brilho semelhante a uma obra feita em porcelana.

Apesar de ser conhecida também como découpage tridimensional, há diferenças entre uma e outra. Segundo Tays Rocha , a "Decoupage 3D é uma técnica também de sobreposição, no entanto mais simples, que em geral utiliza 3 lâminas iguais, do mesmo desenho".


No Brasil, a técnica chegou já aprimorada da Europa e, claro, aperfeiçoada de acordo com os materiais disponíveis no país e com as características de trabalho do artesão brasileiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!