19 de novembro de 2011

"Declaração de Viena sobre o futuro do artesanato"

Oi!!
Muita, mas muita gente acha que arte é arte e artesanato é artesanato. Arte fica num patamar culto, erudito e artesanato, num patamar dito "popular". Tenho pesquisado sobre o assunto e, em breve, vou postar alguma coisa sobre isso. Nas minhas pesquisas encontrei o WCC, do qual falo no post imediatamente anterior a este. Agora quero comentar sobre a Declaração de Viena, que simplesmente trata artesanato como arte!!! Isso é muito legal!
Vale a pena ler.
Bjs
Ju
“DECLARACÃO DE VIENA SOBRE O FUTURO DO ARTESANATO



O Conselho Mundial de Artesanato (WORLD CRAFT COUNCIL - WCC), organização não-governamental (ONG) filiada à UNESCO na categoria A, promoveu em julho de 1980, em Viena, sua IX Conferência Internacional. A Assembléia Geral do encontro transformou a síntese do pensamento dos 51 países participantes - Brasil inclusive - no seguinte documento:

Somos os guardiões da nossa cultura, e devemos assumir a responsabilidade da nossa identidade expressa no nosso trabalho, não a serviço do consumidor anônimo, mas do ser humano.

Devemos nos desfazer do egoísmo excessivo que nos separa, para que nossos espíritos se comuniquem livremente.

Devemos lembrar que cada obra de arte faz parte de nossa alma, e nós devemos nos orgulhar disso. Mas devemos nos lembrar também que não é preciso falar muito de nosso trabalho, pois depois de nossa morte nossas obras falarão por elas mesmas.

As obras de arte são objetos espirituais! Além disso, se a tecnologia do artesanato teve um desenvolvimento incrível até nossos dias, nos anos 80 será preciso descobrir a alma na obra, pois só a alma sobreviverá.


É o uso que faz o objeto. Não devemos fazê-los apenas para exibi-los, ou para serem guardados em museus.

Só se varre a porta depois da casa limpa. Depois da casa varrida, é a sociedade que deve varrer as ruas.

Nós nos dirigimos aos governos e às agências responsáveis pelo artesanato e pelos artistas para apoiá-los nos seguintes pontos:



O direito de aprender e ensinar o artesanato durante toda uma vida, segundo nossa cultura individual.

O direito à pesquisa e a documentação, em nível de igualdade com outras disciplinas.

Igualdade de direitos a um suporte financeiro.

O direito de organização, e de ser consultado sobre todos os programas que serão realizados para os artesãos e o artesanato.



Viena, Áustria, 1980”



2 comentários:

  1. Oi Ju obrigada pelos comnetarios no meu blog..estou louca pra ver seu primeiro trabalho de arte francesa..vai ser o primeiro de muitos vc vai adorar..posta logo ..to esperando.rss.bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana,
    De nada. Vc merece!
    Eu até já sei que vou gostar muito da Arte Francesa. Fico namorando os trabalhos. Já tenho o material, falta agora é um tempinho. Estamos fazendo algumas mudanças aqui em casa e ainda tá meio tumultuado... Meu ateliê mudou de lugar, tive que improvisar, enfim. Mas logo vou postar coisas novas, viu? Rsrsrs

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!